15 Dicas para Diminuir o Calor do Seu Espaço Gamer
Em alguns casos, o calor muitas vezes é o principal inimigo da jogatina em um longo espaço de tempo. Eu posso dizer que por morar em uma região quente, às vezes até evitava jogar durante o dia, porque além do calor, a GPU se transformava em um verdadeiro aquecedor, ficando impossível de dar aquela jogatina saudável.
Com o verão aí, você jogando dentro do seu quarto quente por natureza, com a GPU estralando no overclock, com certeza um simples ventilador de mesa não vai aliviar totalmente o calor. E é aí que você se pergunta: “O que eu posso fazer para resfriar mais o meu espaço gamer?”.
Mas por que o seu espaço gamer é quente desse jeito?
Todo mundo sabe que os dispositivos eletrônicos trabalham com energia e essa energia gera calor. Então quanto mais potência os seus dispositivos utilizam para trabalhar, mais calor eles expelem. E se você é gamer, provavelmente vários dispositivos vão estar gastando energia simultaneamente, isso só para o seu PC estar funcionando, tirando o caso de você ter uma televisão ligada enquanto joga, entre outros dispositivos.
Geralmente esses dispositivos possuem um sistema de refrigeração próprio, como Fan’s ou instalações de refrigeração líquida, cuja a principal função é diminuir o calor interno do dispositivo. Entretanto, o calor que o sistema de refrigeração tira é de dentro para fora e acaba jogando o ar quente para o seu ambiente.
Que outras maneiras você tem de diminuir o calor? Vem com a gente!
1- Crie ventilação natural no seu quarto
O primeiro ponto a se analisar e talvez o mais importante é se o seu ambiente tem entrada de ar fresco.
O calor gerado pelos dispositivos tendem a permanecer no ambiente, a menos que criemos um caminho de ventilação onde o ar de nossa sala esteja sempre circulando. O primeiro passo é fazer o ar circular facilmente dentro e fora do seu quarto.
2- Defina um limite de FPS dentro do jogo
Manter a potência de sua placa de video equilibrada enquanto você está no meio da jogatina é um fator importante para o controle de aquecimento em seu quarto.
Quando você limita a taxa de FPS, você está diminuindo o desempenho da sua placa de video. Manter o FPS na configuração ilimitada não só vai forçar a sua placa gráfica a funcionar em sua potência máxima, mas também vai automaticamente aumentar a temperatura do seu ambiente.
Se você utiliza um monitor 60hz, você pode estabelecer uma taxa máxima de 60fps, isso vai diminuir o calor produzido pela sua placa de vídeo. Nesse caso, vale muito a pena pois com 60hz você está limitado a uma taxa de atualização de tela de 60 quadros por segundo.
Além disso, você pode deixar o G-sync e V-Sync ativado, caso esteja usando uma GPU Nvidia. Isso vai ajudar ainda mais a forçar menos o desempenho. Por fim, considere reduzir parte das configurações gráficas e analisar como isso afeta a temperatura geral do seu ambiente.
3- Atualize suas lâmpadas
As lâmpadas incandescentes, fluorescentes e mais antigas podem ajudar bastante no trabalho de tornar o seu ambiente mais quente.
Nesse caso, certifique-se de ter uma lâmpada de LED de alta eficiência no seu ambiente gamer, isso vai tirar as possibilidades de você ter uma fonte adicional de calor.
Por exemplo, as lâmpadas fluorescentes compactas usam até 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais e os LEDs são 90% mais eficientes, o que se traduz diretamente na quantidade de calor produzida e também na energia que você paga.
Por fim, além de uma potência de luz melhor, você terá uma diminuição no consumo de energia e também no calor.
4- Evite a luz do sol no seu pc ou console
Se a sua CPU, ou console tem a cor preta você tem que ter cuidado redobrado com a entrada de luz solar direto no seu ambiente.
Evite sempre a exposição direta entre seu computador/console e o sol. A luz solar pode superaquecer o seu dispositivo e junto com o calor que ele produz isso vai aumentar significativamente a temperatura na sala. Caso você jogue durante o dia e o sol entra no seu quarto, feche as cortinas e tente manter a sala escura.
5- Abaixe o brilho da tela
Pode não parecer, mas as telas esquentam e esquentam bastante! Podendo fazer com que em alguns casos o seu monitor seja uma das suas principais fontes de calor do seu espaço gamer. Ainda mais se você usa mais de uma tela no seu setup, isso pode deixar o calor ainda mais forte, deixando a sua sala quente e desconfortável.
Monitores de tamanho grande, rodando a 4K120Hz podem consumir bastante energia e dissipar grande parte dessa eletricidade pelo seu quarto na forma de calor. Se você tem um basta tocar pra ver o quão quente é.
Por isso, você pode ajustar o brilho do seu monitor e desligar algumas luzes do ambiente para diminuir o calor. Mas você não precisa se preocupar se a sua tela tem uma grande eficiência na conversão de energia, que produzem muito menos calor do que outras.
6- Tire a poeira do seu PC
O acumulo de poeira nas peças do seu PC é inevitável depois de um tempo e isso pode causar superaquecimento.
Se o seu computador estiver cheio de poeira e sujeira na parte interna, os coolers vão ser sobrecarregados no trabalho de resfriar os componentes e manter a sua CPU/GPU na temperatura ideal. Com coolers sobrecarregados, o seu computador pode se tornar um verdadeiro aquecedor.
É interessante que com certa frequência você abra seu gabinete e limpe os coolers e o gabinete em geral. É importante que você faça isso fora do seu quarto, já que a poeira pode se espalhar pelo ambiente e acabar voltando para o mesmo lugar mais rapidamente.
7- Considere instalar um ventilador de teto
Se o seu ambiente tem um tamanho pequeno e não tem uma ventilação natural que funcione bem, instalar um ventilador de teto pode ser uma boa saída. Além de refrescar o ventilador de teto ajuda na circulação do ar, distribuindo-o igualmente por toda a área.
8- Coloque a sua CPU ou Console em outro ambiente
Manter a sua CPU funcionando em outro local que não seja o seu ambiente gamer, pode ser uma ótima solução para diminuir o calor. Para isso, você pode utilizar cabos mais compridos e fazer um furo entre as 2 divisões para passar os cabos. Essa solução pode fazer total diferença e ainda dar mais espaço para o seu ambiente.
9- Coloque outros dispositivos eletrônicos para fora do ambiente
Mover outros dispositivos que produzem calor, como roteadores ou pontos de acesso WIFI, também podem ajudar na redução da temperatura geral da sua sala de jogos. Você pode estar mantendo dentro do seu quarto dispositivos eletrônicos que poderiam facilmente estar em outras salas, movê-los para outro ambiente pode ajudar na diminuição da temperatura do seu ambiente.
10- Mantenha uma certa distância entre a sua GPU e as paredes
Os coolers do seu PC expulsam o ar quente de dentro do seu gabinete. Caso o seu computador esteja em um espaço fechado ou reduzido, não haverá ar fresco suficiente ao seu redor e os ventiladores puxarão ar quente em vez de ar fresco, o que faz o seu ambiente ficar ainda mais abafada
Por isso, você deve sempre deixar um espaço suficientemente grande entre o seu PC ou console e as paredes da mesa. Isso vai garantir com que o ar circule melhor pelo seu dispositivo. Deixar o PC com uma distância de 10 cm de cada parede já é o suficiente para evitar um calor excessivo
11- Desligue as telas que você não utiliza no seu ambiente
As vezes você pode ser assim como eu, que curte deixar a TV ligada enquanto faz alguma coisa no seu PC, só para fazer aquele “barulho ambiente”. Além de gastar energia atoa, deixar o seu segundo monitor ligado ou a TV reproduzindo imagem para ninguém, também pode afetar a temperatura geral da sala de jogos. Manter esses dispositivos não utilizados desligados durante o jogo é uma boa forma de diminuir o consumo de energia e reduzir o aquecimento.
12- Coloque o seu PC em cima de uma mesa e perto da janela
Eu sei que a organização do quarto de muitos não permite, mas se a sua permite, não perca tempo! Coloque o seu gabinete em cima da mesa e se puder, perto da janela, isso vai ajudar na ventilação e a dissipar o calor produzido pelo seu aparelho. Veja esse artigo sobre como melhorar o fluxo de ar do gabinete.
13- Evite por a sua CPU em tapetes
Por a sua CPU, Notebook, ou consoles, podem atrapalhar o sistema de refrigeração do seu aparelho, deixando a parte interna dele abafado e fazendo com que o ar que seja expulso saia ainda mais quente, o que faz com que a temperatura do seu ambiente suba automaticamente.
14- Considere comprar um mini ar-condicionado portátil
Aqui no Brasil pode até chegar a custar um preço salgado, mas se você puder pagar, um mini ar-condicionado portátil talvez seja uma das melhores maneiras de resfriar o seu ambiente e livrar você do calor, sem ocupar muito espaço no seu ambiente.
15- Instale um Ar-condicionado
Essa provavelmente é a opção mais custosa e talvez mais obvia da nossa lista! Mas se você mora em um lugar que é impossível abrir a janela no Verão, então as dicas anteriores podem não ser suficientes para refrescar o seu ambiente gamer. Nesse caso, talvez o único jeito de sair desse calor é instalando um ar-condicionado no seu quarto, pode custar caro, mas você se livra do calor de uma vez por todas.
Resumo com as principais dúvidas
Por que o meu espaço gamer fica muito quente?
O espaço gamer pode ficar quente devido ao uso prolongado de equipamentos eletrônicos que geram calor, falta de ventilação adequada e/ou temperaturas externas elevadas.
Quais são as consequências de um espaço gamer quente?
Um espaço gamer quente pode prejudicar o desempenho do equipamento eletrônico, além de causar desconforto para o usuário.
Como posso ventilar melhor o meu espaço gamer?
Abra as janelas, use ventiladores, instale um ar-condicionado ou utilize sistemas de ventilação para melhorar a circulação do ar.
Como diminuir o calor gerado pelos equipamentos eletrônicos?
Coloque os equipamentos em locais com boa circulação de ar, limpe regularmente os filtros de ar e considere o uso de coolers externos para ajudar a dissipar o calor.
Como melhorar a eficiência do sistema de resfriamento do meu PC gamer?
Verifique se os ventiladores estão funcionando corretamente, limpe regularmente o interior do gabinete e considere a substituição do cooler da CPU ou a instalação de um sistema de resfriamento líquido.
É possível melhorar a ventilação sem prejudicar o isolamento acústico?
Sim, é possível melhorar a ventilação sem prejudicar o isolamento acústico, usando sistemas de ventilação silenciosos e instalando isolamento acústico em áreas específicas para reduzir o ruído.
Como posso manter o meu espaço gamer fresco durante o verão?
Utilize sistemas de ar-condicionado ou ventiladores portáteis, mantenha as cortinas fechadas durante o dia para bloquear a luz solar direta e reduza a atividade física para evitar a produção excessiva de calor.
Por fim…
Se você, assim como eu, já teve problemas de querer jogar mais um pouquinho, mas não aguentou de calor e teve que sair, não pense duas vezes antes de colocar as nossas dicas em prática, assim você pode ficar muito mais confortável e garantir a sua gameplay até onde você quiser.
Comenta aqui em baixo, o que você faz para diminuir o calor do seu espaço gamer e como as nossas dicas te ajudou!
Publicar comentário